quinta-feira, 18 de abril de 2013

Secretaria reúne coordenadores dos polos da UAB

Secretaria reúne coordenadores dos polos da UAB
Assessoria de Comunicação

04/12/2013 - 16:40


 
Na última sexta-feira (12), os coordenadores dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), reuniram-se na Biblioteca da Secretaria de Educação de Pernambuco, na Várzea, com a coordenadora Estadual da UAB, Vera Soares, ligada à Gerência de Ensino Fundamental e Infantil da SEE, com o objetivo de elaborar o documento da Unidade Executora dos polos, que vai contemplar esses locais com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que presta assistência financeira às escolas da educação básica das redes estaduais e municipais. A finalidade do encontro foi atender a demanda de professores das redes públicas de ensino, bem como tratar da expansão, interiorização e regionalização da oferta de educação superior pública e gratuita, presencial e a distância, considerando os processos de democratização e acesso dos profissionais da educação a cursos de graduação, pós-graduação, atualização e aperfeiçoamento.
Segundo Vera Soares, o polo de apoio presencial é um núcleo de apoio pedagógico e administrativo do sistema UAB, que dispõe de biblioteca, laboratório de informática, tutoria presencial, aulas presenciais, práticas de laboratório, dentre outras atividades. “Para dar materialidade a essa política foi constituído o Fórum Permanente de Apoio à Formação de Docente de Pernambuco, formado por representantes das diversas instituições de ensino superior públicas, da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe) e Secretaria de Educação do Estado”, conta.
Nessa direção, para garantir a efetividade dos processos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o Governo do Estado implantou 14 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil no Estado. Os coordenadores desses polos são professores da rede pública, selecionados pelas Universidades através de currículo, entrevista e avaliação escrita. Em Pernambuco, as instituições credenciadas para esse trabalho de seleção são Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).
A coordenadora do polo de Tabira, Liedja Barros, disse que sua unidade atende 748 estudantes do curso de pós-graduação. “Tabira, um município a 390 km do Recife, é uma oportunidade única para esse alunado, pois, em Pernambuco, as universidades estão no grande centro e no polo, os professores da rede pública podem fazer seus cursos a distância”, comenta. Já o coordenador de Carpina, Manoel Terêncio dos Santos, salientou que, no seu polo, são oferecidos oito cursos de graduação. “775 alunos são do Ensino Médio e 230 professores da rede pública fazem licenciatura através do Programa de Formação Inicial para Professores da Educação Básica”, conta.
Os 14 polos ficam distribuídos em Fernando Noronha, Palmares, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Carpina, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas, Sertânia, Salgueiro, Tabira, Serra Talhada, Floresta, Cabrobó e Petrolina, todos sediados nas Gerências Regionais de Educação (GREs) ou escolas estaduais. No dia 26 de abril, haverá um seminário no Polo de Tabira com a finalidade de integrar os prefeitos nesse processo de beneficiar os professores da rede pú